Direito Administrativo | Parte 02 - Administração Pública

 Conceito de Administração Pública

Nesse post iremos aprender mais conceitos introdutórios do Direito Administrativo, especificamente sobre o que é a Administração Pública.


O que é a Administração Pública?

A administração pública pode ser vista nos três poderes, é uma atividade típica do Poder Executivo, e atípica do Poder Legislativo e Judiciário (iremos estudar isso mais ao fundo um pouco mais à frente).

Por estar presente nos três poderes, a Administração Pública é vista em todos os Entes da Administração Direta, ou seja, União, estado, DF e Município.


Entidades ou Entes

É a unidade de atuação dotada de personalidade jurídica que pode ser dividida em ADMINISTRAÇÃO DIRETA e INDIRETA.

 

Administração Direta

(Entes Federativos, Entes Estatais ou Pessoas Políticas)

  • União
  • Estado
  • Distrito Federal
  • Município

Administração Indireta

(Entes Administrativos ou Pessoas Administrativas)

  • Autarquia
  • Fundação Pública
  • Empresa Pública
  • Sociedade de Economia Mista


Não se preocupe em saber detalhes, à frente iremos nos aprofundar em cada um deles, iremos ter um tema específico sobre Administração Pública.


Outros Conceitos ligados a Direito Administrativo e Administração Pública

  • Órgão: é a unidade de atuação integrante da estrutura da Administração direta e da estrutura da Administração indireta, ou seja, são internos, dentro da Administração Pública.
  • Agente público (genérico): é todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remuneração, por eleição, nomeação (servidor público), designação, contratação ou qualquer forma de investidura ou vínculo, mandato, cargo, emprego ou função pública.
  • Servidor Público: é a pessoa legalmente investida em cargo público.
  • Cargo Público: é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor.
  • Autoridade: é o servidor ou agente público dotado de poder de decisão.




Questões


01 - Prova: FEPESE - 2012 - UFFS - Assistente em Administração

Considere os seguintes conceitos relacionados com a estrutura da Administração Pública:

1. unidade de atuação integrante da estrutura da Administração Direta e da estrutura da Administração Indireta;
2. unidade de atuação dotada de personalidade jurídica;
3. servidor ou agente público dotado do poder de decisão. 

Correlacione tais conceitos, pela ordem, com as suas respectivas nomenclaturas fixadas pela Lei Federal no 9.784/99, em sua redação atual.

a) 1. entidade; 2. órgão e 3. autoridade.
b) 1. entidade; 2. órgão e 3. agente público.
c) 1. agente público; 2. entidade e 3. autoridade.
d) 1. órgão; 2. entidade e 3. agente público.
e) 1. órgão; 2. entidade e 3. autoridade.

 



02 - Prova: FCC - 2011 - TRE-TO - Analista Judiciário - Área Administrativa

Considerando a Organização Administrativa Brasileira, é correto afirmar que

a) a União, os Estados-membros, o Distrito Federal e os Municípios são entidades estatais.
b) o Brasil é uma confederação formada pela união indissolúvel dos Estados-membros, dos Municípios e do Distrito Federal.
c) os poderes e competências dos Municípios são delimitados por ato do Presidente da República.
d) as empresas públicas e as sociedades de economia mista integram a administração direta da União, dos Estados-membros e dos Municípios.
e) Os Ministérios são órgãos autônomos, unipessoais, integrantes da administração indireta, porém vinculados à Presidência da República.
 





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